O projecto nasceu a 11 de Agosto de 2011. Este projecto tinha como principal objectivo criar um Futuro para o Parkour a nível Nacional. Isto é, pretendiamos desenvolver a mentalidade das pessoas de forma a aceitarem o Parkour como desporto, e tornar uma modalidade com visibilidade assim como acontece pelo resto do Mundo.
Começamos por criar um evento que aconteceria todos os anos, era então chamado de Move West porque era sempre localizado na região Oeste de Portugal. Todos os anos mais e mais atletas se juntavam a este grande encontro.
Após alguns anos, o grupo tornou-se mais curto apenas com o Cristóvão e o Lod. Depois disso deixamos de organizar o Move West. Um par de anos mais tarde, juntou-se a nós o Arraia para nos ajudar com a nossa visão e começamos novamente um grande evento anual. Desta vez decidimos chamar-lhe Trace Jam, já que o grupo simplificou de nome de Tracing Project para Trace Project.
Precisavamos de um par de mãos extra desde que o Lod se mudou para a Noruega, e não era capaz de ajudar tanto à distância no sentido físico. Foi então que convidamos o Vitalii para nos ajudar a crescer e reiniciar a Trace Jam já que saltamos alguns anos durante da pandemia.



